Em 24 de outubro de 1929, o maior mercado de ações do mundo, a Bolsa de Valores de Nova York, sofreu uma queda avassaladora que ficou conhecida como Quinta-Feira Negra ou Crash de 1928. O impacto foi tão grande que iniciou uma crise que veio a ser conhecida como a Grande Depressão.

Os Estados Unidos estavam em pleno boom econômico na época. O setor de produção estava crescendo, a agricultura estava prosperando e as pessoas estavam investindo em ações como nunca antes. No entanto, em um período de meses, tudo isso mudou. A Bolsa de Valores de Nova York começou a cair em setembro de 1929, e em outubro, entrou em colapso total.

A queda da bolsa foi resultado de uma série de fatores, incluindo o crescimento excessivo das ações, especulação desenfreada e falta de regulamentação no mercado de ações. Esses fatores combinados resultaram em uma enorme bolha no mercado de ações que, eventualmente, explodiu.

O Crash de 1928 teve impactos significativos em todo o mundo. Muitos países dependiam do comércio com os EUA para sua economia e, quando os Estados Unidos caíram em crise, a produção e o comércio diminuíram em todo o mundo. Muitos países, incluindo os do Reino Unido e Austrália, entraram em depressão.

Nos EUA, a Grande Depressão durou de 1929 a 1939. Durante esse período, a taxa de desemprego chegou a cerca de 25%, e milhões de pessoas perderam suas economias e bens. Demorou anos para a economia americana se recuperar, e somente as iniciativas de reformas do governo de Franklin D. Roosevelt foram capazes de trazer alguma esperança.

O Crash de 1928 levou à adoção de novas leis, regulamentações e reformas no mercado de ações dos EUA. A Lei de Valores Mobiliários de 1933 estabeleceu uma série de regulamentações para o mercado de ações. A Lei de Valores Mobiliários de 1934 criou a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), que é responsável por regular as bolsas de valores e promover transparência no mercado de ações.

Em conclusão, o Crash de 1928 foi uma das maiores crises financeiras da história dos EUA. Seus efeitos foram sentidos em todo o mundo. No entanto, a crise levou à implementação de novas leis e reformas que ajudaram a evitar crises semelhantes no futuro. A Grande Depressão foi uma tragédia que não deve ser repetida, e todos os países devem aprender com a lição dolorosa do passado.